Neste artigo iremos mostrar a ferramenta Gerador De Propostas Para Pregão, a mesma foi criada com o intuito de agilizar o processo de licitação e pregão eletrônico.
Primeiramente para usar a ferramenta, em seu orçamento clique em Ferramentas no menu superior, após isso, clique em Gerador De Propostas Para Pregão.
Irá abrir a tela do Gerador de Propostas, nela será possível editar o valor aproximado do maior lance possível, adicionar o valor aproximado do menor lance possível e inserir o número de lances que deseja, o máximo atualmente é de 30 lances.
Além disso, também é possível selecionar o tipo de ajuste que deseja, sendo Somente Preços (Alterará os preços unitários de todos dos insumos, com exceção aos insumos de mão de obra (Acórdão 938/2014 TCU – Só é permitido a alteração dos índices de produtividade se for permitido pelo edital) ou o Ajuste RDC (Alterará os preços unitários de todos dos insumos (incluindo insumos de mão de obra)).
Em meu exemplo irei utilizar 15 lances. Após editar tudo que necessita, clique em Bloquear edição e gerar a lista.
Dessa forma o sistema irá bloquear o orçamento atual e gerar a lista com a quantidade de propostas que solicitou. Também é possível excluir essa lista ou gerar um relatório em xls. clicando nos ícones do menu superior.
Escolha o lance que desejar e clique em Gerar Orçamento, depois em Abrir.
Irá abrir uma nova guia de navegador com a cópia bloqueada que foi ajustada com o desconto. Nela será possível desbloquear para realizar qualquer outro ajuste, gerar relatórios ou utilizar o comparador.
A lista de propostas continuará disponível dentro do orçamento original, em Ferramentas > Gerador de Propostas para Pregão.
Ao abrir o gerador, irá mostrar a lista de propostas já criada e dá a possibilidade de criar uma nova lista no ícone do menu superior.