EXPORTAÇÃO DE IFC DO ARCHICAD #
O ARCHICAD software de modelagem, utilizado para fazer a modelagem de estruturas como casas e prédios na disciplina arquitetônica.
Clique em Interoperabilidade –> IFC –> Tradutores de IFC.
Na opção de “Importação Geral”, coloque na opção de “Mapeamento de Propriedade” o esquema de IFC2x3.
Em seguida vá em Arquivo –> Salvar Como, e coloque a opção de “Importação Geral8”, e na opção Tipo coloque como “Arquivo IFC (*.ifc)” para a exportação.
IMPORTAÇÃO DE IFC #
Quando você usa o Revit para abrir (importar) um arquivo IFC, o Revit cria um novo projeto usando o modelo padrão.
Nota: Para usar o arquivo IFC como informações de referência para um modelo existente, use o a ferramenta “vincular IFC”.
- (Opcional) Antes de abrir um arquivo IFC, utilize a caixa de diálogo Opções de importação IFC para fazer o seguinte: Selecione um modelo padrão para usar para arquivos IFC; Nota: Se o modelo padrão não for selecionado, o primeiro modelo listado em Localizações de arquivo na caixa de diálogo Opções do Revit será usado; Carregue um arquivo de mapeamento de classe IFC do Revit; Assegure que o arquivo IFC contenha os dados geométricos necessários para o recurso do Revit que você planeja usar;Clique na guia Arquivo Abrir (IFC).
- Na caixa de diálogo abrir arquivo IFC, navegue até o arquivo IFC para importá-lo e selecione-o.
- Se necessário, para Arquivos do tipo, especifique o tipo de arquivo a ser aberto: ifc, ifcXML ou ifcZIP.
- Observação: Um arquivo IFC com muitos ou grandes valores cartesianos negativos pode não colocar a geometria na posição esperada. É melhor trabalhar com o aplicativo criando o arquivo IFC para minimizar os valores negativos.
- (Opcional) Se você não deseja que os elementos se unam automaticamente, desmarque União automática de elementos.
- Quando esta opção estiver selecionada (o padrão), as paredes são unidas automaticamente com outras paredes ou colunas. Ao desmarcar esta opção, o desempenho do processo de importação pode melhorar, e você terá mais controle sobre os resultados.
- (Opcional) A opção corrigir as linhas que estão ligeiramente fora do eixo (selecionada por padrão) automaticamente corrige as linhas que estejam ligeiramente fora do eixo (menor do que 0,1 graus) e ajuda a evitar problemas com os elementos do Revit gerados a partir destas linhas. Você pode optar por desmarcar essa opção ao importar uma planta do terreno.
- Clique em Abrir.
- O Revit cria um novo modelo com base no modelo padrão. Para obter informações sobre o processo de importação, consulte o arquivo de registro nomeado <ifc_file>.ifc.log na mesma pasta que o arquivo IFC original.
LEITURA DO VINCULO ATRAVÉZ DO ORÇABIM #
Para a melhor leitura das informações por parte do Revit e do Plugin OrçaBim é necessário que o IFC seja exportado com as informações de altura, largura, comprimento entre outros… Para que assim ele possa fazer os cálculos necessários para a identificação das quantidades.
Algo que deve ser observado é que o OrçaBIM consegue identificar os elementos vinculados, mas não identifica os parâmetros importados do arquivo igual a imagem a baixo:
Para que o REVIT consiga ler o projeto é preciso ir em Gerenciar.
Na opção de “Tipo de referência” mude se Sobreposição para Anexo.
Em seguida abra o OrçaBIM e clique no ícone do OrçaFascio.
Marque a opção de “Permitir Elementos Vinculados”.
Em seguida selecione a composição que deseja e clique nos três pontos.
E abra o editor de Critérios.
Escolha entre o critério de categoria, material e formula, e escolha a categoria do elemento que deseja quantificar.
Em seguida clique no parâmetro desejado e em “OK” que o elemento será quantificado.
Assim será quantificado o elemento em questão.
Para fazer a extração do quantitativo fazendo a seleção do elemento use a opção de “Elemento vinculado” ou “Elemento Vinculado com Filtros”.
Assim clicando no elemento será feito o vínculo do projeto com a composição automaticamente.